/ Vendas

A descoberta de uma nova perspectiva sobre vendas: meus primeiros 5 meses na Plataformatec

Com background totalmente distante (sou graduada em Relações Internacionais e pós-graduada em Logística Empresarial) fui apresentada à área de vendas há exatos 5 meses. Não, não dá para dizer que tenho vasta experiência na área. Mas, sim, estou sob o efeito de encantamento que a entrada na área de vendas pode causar. Explico:

Nunca passou pela minha cabeça trabalhar com vendas. O que eu conhecia da área é o que vivenciamos cotidianamente e chamamos de vendas simples. Não fazia ideia que existia uma linha completamente diferente. Mas eis que surge uma oportunidade de me aprofundar mais.

Em Janeiro comecei a trabalhar na Plataformatec, carinhosamente chamada de Ptec, e um mundo novo se abriu pra mim. Uma nova e inimaginável gama de terminologias e conceitos: Inbound sales, prospeção, outbound, venda consultiva, etc….um universo cheio de oportunidade para aprendizado e crescimento.

Como comecei: cursos e blogs para iniciar sua carreira em vendas

Com o direcionamento do meu gestor, fui estudando, aprendendo e internalizando conceitos. Fiz cursos online que recomendo fortemente, entre eles:

Além disso passei a acompanhar blogs como Meetime, Outbound Marketing, Predictable Revenue. Diferentes perspectivas sobre um mesmo tópico trazem uma visão mais abrangente e ajudam a pensar e refletir!

O que fez mudar minha perspectiva sobre vendas

O principal conceito que para mim foi transformador foi o de venda consultiva. Não adotamos a venda simples, partimos do princípio de que uma venda precisa gerar valor para o potencial cliente.

Não falamos apenas de números, mas de qualidade, de como nosso serviço pode beneficiar nosso lead.

Ele está no momento de compra? Ele enxerga algum gargalo no seu processo? Como nosso serviço pode ajudá-lo? Há fit entre o que oferecemos e as necessidades dele?

Queremos clientes satisfeitos em conseguir resolver determinado desafio e não clientes se sentindo encurralados e pressionados. Esse pensamento é o oposto do que eu entendia por vendas.

Mind blowing

A que conclusão cheguei até agora

Por mais que sempre soubesse, nunca ficou tão nítido para mim que que não sabemos tudo, que tudo transforma e o que fazíamos ontem já não funcionará amanhã. O aprendizado é constante. A evolução acontece muito rápido e o desafio é se manter na crista da onda e conseguir aproveitar o máximo!

O que posso concluir?

Que estou apenas começando essa jornada e há muito a aprender.

Seja bem vindo Admirável Mundo Novo de vendas!

Alice