/ Smarketing

Lançamento do blog da equipe de marketing e vendas da Plataformatec

Este é o primeiro post desse blog. Obrigado, você é um dos nossos primeiros leitores! =D

A motivação deste blog é compartilhar o conhecimento, aprendizado e experiências da equipe de marketing e vendas da Plataformatec.

Para quem não conhece, a Plataformatec é uma empresa de desenvolvimento, consultoria e treinamento para empresas digitais, especializada em Elixir, Ruby e Agile.

No começo, o marketing na Plataformatec era apenas eu. Em vendas, tínhamos apenas um account executive parcial (o CEO da empresa).

Hoje, somos em 7 pessoas no total entre marketing e vendas.

Do começo da estruturação das nossas operações de marketing e vendas até os dias de hoje tivemos grandes desafios e bons resultados. Geramos dezenas de milhares de leads e vendemos milhões e milhões em R$.

Ao longo dos posts deste blog, escreveremos sobre como chegamos nesses resultados e também sobre os aprendizados que ainda teremos ao longo da nossa jornada de crescimento.

O que terá de diferente neste blog?

Quando comecei a pensar em criar este blog, minha motivação era simplesmente compartilhar conhecimento. Mas enquanto pensava sobre isso, percebi que ele poderia ter alguns diferenciais comparado a outras publicações de marketing e vendas.

O primeiro diferencial que eu percebi foi que este blog seria escrito por pessoas que trabalham em uma empresa que não vende nenhum serviço ou produto relacionado a marketing e vendas.

O segundo diferencial é que seria sobre a aplicação de táticas de marketing e vendas para serviços de ticket médio (bem) alto: contratos de dezenas de milhares a milhões de reais.

De quem faz marketing e vendas, sem vender marketing e vendas

Quando comecei a estruturar nossa área de marketing, um dos meus principais recursos de aprendizado foram blogs. Naturalmente.

Li muitos blogs. Alguns dos que mais me chamaram atenção foram os blogs da Hubspot e do David Skok.

Depois fui descobrindo outros blogs, como o blog da Rock Content, da Outbound Marketing, da Resultados Digitais etc.

Enquanto analisava os blogs de marketing e vendas que leio, percebi um padrão. Todos eles (ou a maioria) são escritos por empresas que vendem um produto ou serviço relacionado a marketing e vendas. Isso é natural, já que essas disciplinas fazem parte da atividade core da empresa.

Porém, dentro do universo de todas as empresas que existem, quantas são de marketing e vendas? Naturalmente, a minoria. E todas as outras, a maioria, não teriam um know-how relevante para compartilhar sobre suas operações de marketing e vendas?

Podemos pensar sobre esse assunto modelando da seguinte forma:

• se apenas 20% das empresas (minoria) produz a maioria do conteúdo publicado sobre marketing e vendas
  • o que aconteceria se as outras 80% das empresas compartilhassem suas experiências sobre o assunto?

Eu chamo isso de "o pareto das experiências de marketing e vendas". Eu acredito que seria benéfico para todos nós de marketing e vendas se as pessoas das 80% de empresas que não compartilham suas experiências no assunto começassem a blogar sobre isso.

Este blog é um passo nesse sentido.

Aplicando a nova escola de marketing e vendas para empresas de serviços e de ticket medio (bem) alto

Meu background formal é engenharia. Em especial, engenharia de computação. Então quando comecei a estruturar nossas áreas de marketing e vendas, precisei estudar bastante. Nesse processo fiquei muito feliz quando descobri o que algumas pessoas chamam de a "escola nova de marketing e vendas". Essa nova escola é muito baseada em processo e métricas. Coisas naturais para um engenheiro!

Essa nova escola vem sendo muito puxada por empresas de SaaS. Ideias ícones dessa linha de pensamento são "the sales and marketing machine", "inbound marketing" e "predictable revenue". Todos esses pensamentos tinham tudo a ver com o modo como eu também pensava: processo, métricas e tecnologia.

Porém, duas coisas em especial não estavam batendo 100% com a minha realidade:

1. Essas ideias estavam sendo aplicadas principalmente por empresas de produtos, não de serviços
  2. Essas ideias estavam sendo aplicadas por empresas de ticket médio (bem) menor que o da minha empresa

Isso me fez questionar se daria para aplicar essas táticas na minha realidade. A minha conclusão foi que sim, seria possível. Porém, algumas adaptações seriam necessárias.

Este blog explorará a aplicação da nova escola de marketing e vendas para empresas de serviços de ticket médio (bem) alto.

O que esperar pela frente?

Depois de meses pensando em criar este blog, finalmente ele saiu. Agora que a "energia de ativação" foi vencida, já tenho ideias de alguns temas que iremos escrever pela frente. Entre eles, estão:

• Como aplicar estatística (além do básico) para fazer forecast de faturamento
  • Como usar metodologias ágeis dentro de uma equipe de marketing
  • Dicas de 1x1 para um gestor de marketing e vendas fazer com sua equipe

Esperamos por vocês nos próximos blog posts. ;)

Lançamento do blog da equipe de marketing e vendas da Plataformatec